Páginas

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Procedimento cirúrgico para colocação de expansores em gêmeos acontece nesta 5ª

Equipamento que será implantado deve possibilitar separação dos garotos

09/10/2013 21:03 - Geison Macedo, do FolhaPE
Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco
De acordo com o Imip, deverão ser implantados nos garotos quatro expansores, dois em cada lado
O primeiro passo para o processo de separação dos gêmeos siameses Davi e Saulo começará a ser dado nesta quinta-feira (10), quando serão implantados os expansores de pele que possibilitarão a separação dos irmãos. Segundo familiares, o procedimento está previsto para acontecer às 7h no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro da Boa Vista, local onde estão internados desde a tarde desta quarta-feira (09). Hoje, os meninos realizaram exames de sangue.
De acordo com o Imip, deverão ser implantados nos garotos quatro expansores, sendo dois em cada lado das crianças, que são unidas pelo abdômen. A expectativa é de que a cirurgia dure entre duas e três horas. O procedimento será realizado pelo cirurgião plástico Rui Pereira, que aplicará anestesia geral nas crianças. O equipamento foi doado por uma médica dos Estados Unidos, que não teve o nome divulgado. O produto era esperado pelos gêmeos há pelo menos dois meses, época em que o médico Rui começou a acompanhar os siameses.
Ansiosa com a colocação do equipamento nas crianças, a mãe Karine Ramos de Medeiros, de 26 anos, disse que o hospital está prestando todo o apoio. “Um médico, chamado de Artur, veio aqui e me passou confiança, dizendo que tudo vai dar certo. Inclusive, foi ele quem segurou os gêmeos para forrar a cama. É uma pessoa de muito coração. Explicou tudo direitinho como seria a cirurgia”, relata. Os garotos deram entrada no Imip por volta das 16h. Segundo a genitora, o pai Wilton Carlos da Silva, de 30 anos, não pode ficar junto às crianças.
Nascidos em 13 de maio também no Imip, os garotos tiveram que passar cerca de 30 dias na incubadora, assim que nasceram. Morador do Alto Santa Terezinha, o casal humilde da Zona Norte do Recife, que já têm outros dois filhos, precisou apelar por ajuda financeira nesses primeiros meses de vida dos gêmeos. Pedido feito, solicitação atendida. Comovidas com a situação, dezenas de pessoas realizaram doações, que amenizaram o sofrimento da família.
 fonte folha pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário