50 anos »Ex-presidente da Libéria cumprirá pena em prisão britânica
Publicação: 10/10/2013 10:53 Atualização:
Charles Taylor, o ex-presidente liberiano condenado a 50 anos de prisão por crimes com a Humanidade, cumprirá sua pena no Reino Unido, de acordo com o governo britânico. No mês passado, Tribunal Especial da ONU para a Serra Leoa, com sede em Haia, confirmou sua condenação por usar "diamantes negros" para financiar os rebeldes que violaram, assassinaram e mutilaram milhares de pessoas durante os 11 anos de guerra civil no país.
O Reino Unido foi um dos quatros países que se ofereceram para aplicar a sentença. O presidente do tribunal rejeitou uma petição de Taylor para cumprir a pena na Finlândia, Suécia ou Ruanda.
"A condenação de Charles Taylor marca um momento histórico para a justiça internacional", disse o ministro da Justiça britânico, Jeremy Wright. - Claramente demonstra que aqueles que cometem atrocidades deverão ser julgados sem importar sua posição e não ficarão impunes.
Taylor é o primeiro chefe de Estado a ser enviado a prisão por um tribunal internacional desde que os dirigentes nazistas foram sentenciados em Nuremberg, depois da Segunda Guerra Mundial. O tribunal concluiu que Taylor ofereceu ajuda financeira, material e tática crucial aos rebeldes em Serra Leoa durante a guerra civil que deixou 50 mil mortos no país entre 1991 e 2002. Ele foi condenado por 11 crimes de guerra e contra a Humanidade, entre eles terrorismo, assassinato, violação e uso de crianças como soldados.
fonte diario pe
Nenhum comentário:
Postar um comentário