Cultura e Cidadania – Caruaru Terra do Circo.
.
.
.
Ele é ator, e palhaço de profissão desde 1994, e desde os 19 anos vive da arte, Nerisvaldo Alves é também poeta declamador, dublê, atuou em alguns filmes, e sempre buscando inovar e se renovar no que faz.
Ele me conta que em 2005 foi com três pessoas ligadas ao Centro Social São José do Monte para a posse do papa Bento 16 na Alemanha e lá teve a oportunidade de visitar uma escola de circo, mas somente em 2010 fez um aperfeiçoamento de técnicas e especialização na pedagogia do circo.
- “…dai decidimos montar uma escola de circo”, registrando como começou.
CARUARU TEM O CIRCO NA SUA HISTÓRIA
Aqui são quase 80 alunos e alunas que levam a sério o que fazem e já se destacam com possibilidades de no final, alguns seguirem profissionalmente nesta arte milenar.
Nerisvaldo acredita na possibilidade de nosso município ser também referência nacional na arte circense:
- “Porque não? quanto mais eu passo a investir no meu espaço maior a possibilidade de ele alcançar grandes proporções. E como disse a um grande artista outro dia quando me questionou o porque de eu não estar buscando o eixo Rio x São Paulo, eu disse: no meu nordeste eu sou Nerisvalo Alves, aqui no Rio eu sou mais um nordestino aventureiro em busca da sorte”.
De fato, Caruaru já tem hoje, fruto deste trabalho, um aluno na Escola Nacional de Circo, que é o estudante Jonathan Marinho, fruto da Escola de Circo Plácidonelli, projeto mantido pelo Centro Social São José do Monte. “Com o circo nós trabalhos para a vida, estamos com isso contribuindo para formação humana e isso nos deixa realizado” define Nerisvaldo.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO SERÁ AQUI
Em outubro vai ter um evento de porte mundial. A fim de promover a troca de experiência entre artistas e para que crianças e adolescentes do Centro Social São José do Monte bem como seus pais e os funcionários venham a ter a oportunidade de conviver com pessoas que fazem da arte um caminho de esperança e de qualidade de vida, surge o primeiro Festival Internacional de Circo em Caruaru. Que terá como um dos principais objetivos a diversidade cultural e a troca de experiência. Será mais uma forma de mostrar que a arte não tem fronteiras e que uma escola pode ser construída sem paredes onde cada um pode ser o mestre a medida em que aprende e partilha o seu aprendizado.
Serão convidados artistas e ou grupos que tenham em seus objetivos a visão de fortalecimento e promoção da identidade artístico cultural do outro como agente transformador de sua própria realidade e que partilhem os mesmos ideais do Centro Social São José do Monte. Ou seja: mesma linha de trabalho.
O público do Jornal de Caruaru, leitor de “Cultura e Cidadania” saberá de todos os detalhes da programação. É só nos acompanhar e aguardar mais informações.
OS PREMIADOS DO II LEITURA DRAMATIZADA
MELHOR SONOPLASTIA: RETRATO DE FAMÍLIA
MELHOR ILUMINAÇÃO: QUITÉRIA MARIA DA CONCEIÇÃO
MELHOR MOVIMENTAÇÃO CÊNICA: ROSBERGG ALEXSANDER
MELHOR PLÁSTICA: RETRATO DE FAMÍLIA
MELHOR PESQUISA: QUITÉRIA MARIA DA CONCEIÇÃO
MELHOR EXPERIMENTO: ANJOS DA NOITE
MELHOR LEITOR COADJUVANTE: ELIVALDO SANTOS
MELHOR LEITORA COADJUVANTE: RENATA COSTA
MELHOR LEITOR: ANDRÉ LIMA
MELHOR LEITORA: THEL CARNEIRO
MELHOR LEITURA: RETRATO DE FAMÍLIA
MELHOR FACILITADOR DA LEITURA: RODRIGO MARTINS
O XV FESTEC – FESTIVAL TEATRAL DE ESQUETES DE CARUARU
Acontecerá de 23 a 29 de setembro, este ano o Troféu tem o nome do ator Erton Cabral e o homenageado é o ator e diretor Rhamon Gutiérrez.
FETEAG 2013, INSCRIÇÕES COMEÇAM DOMINGO
O 23º FESTIVAL DE TEATRO DO AGRESTE – FETEAG 2013.
Vai acontecer de 15 a 26 de Outubro de 2013, porém fiquem atentos pois as Inscrições começam neste domingo, 01 até 20 de setembro, na ASSARTIC – Associação dos Artistas de Caruaru. Informações: 081 9456-7123 / 9671-2374 / 9197-4847 falar com Jô Cavalcanti.
NUM DIA COMO HOJE
Morria em 29 de agosto de 1982 Ingrid Bergman tida como “uma mulher que nunca desistiu…” Morreu no dia que comemorava 67 anos de vida. Em sua biografia editada no Brasil com o título de A História de uma Vida – referiu-se com nobreza a tudo que fez, nos deixando um admirável exemplo de coragem, perseverança e amor a vida. Quarenta e cinco filmes, oito peças de teatro, quatro especiais para a televisão. Três Oscar, uma autobiografia.
VAMOS REFLETIR JUNTOS
“É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.” – Madre Tereza de Calcutá. Leia mais>>>
Paulo Nailson é colaborador do Jornal de Caruaru, escreve diariamente a coluna CULTURA E CIDADANIA. Informações para este espaço: paulo_nailson@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário