Páginas

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cultura e Cidadania – Caruaru Terra do Circo.

.
.
Cultura e Cidadania novo  painel
Ele é ator, e palhaço de profissão desde 1994, e desde os 19 anos vive da arte, Nerisvaldo Alves é também poeta declamador, dublê, atuou em alguns filmes, e sempre buscando inovar e se renovar no que faz.
Ele me conta que em 2005 foi com três pessoas ligadas ao Centro Social São José do Monte para a posse do papa Bento 16 na Alemanha e lá teve a oportunidade de visitar uma escola de circo, mas somente em 2010 fez um aperfeiçoamento de técnicas e especialização na pedagogia do circo.
- “…dai decidimos montar uma escola de circo”, registrando como começou.
Nerisvaldo
CARUARU TEM O CIRCO NA SUA HISTÓRIA
Aqui são quase 80 alunos e alunas que levam a sério o que fazem e já se destacam com possibilidades de no final, alguns seguirem profissionalmente nesta arte milenar.
Nerisvaldo acredita na possibilidade de nosso município ser também referência nacional na arte circense:
- “Porque não? quanto mais eu passo a investir no meu espaço maior a possibilidade de ele alcançar grandes proporções. E como disse a um grande artista outro dia quando me questionou o porque de eu não estar buscando o eixo Rio x São Paulo, eu disse: no meu nordeste eu sou Nerisvalo Alves, aqui no Rio eu sou mais um nordestino aventureiro em busca da sorte”.
De fato, Caruaru já tem hoje, fruto deste trabalho, um aluno na Escola Nacional de Circo, que é o estudante Jonathan Marinho, fruto da Escola de Circo Plácidonelli, projeto mantido pelo Centro Social São José do Monte. “Com o circo nós trabalhos para a vida, estamos com isso contribuindo para formação humana e isso nos deixa realizado” define Nerisvaldo.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CIRCO SERÁ AQUI
Em outubro vai ter um evento de porte mundial. A fim de promover a troca de experiência entre artistas e para que crianças e adolescentes do Centro Social São José do Monte bem como seus pais e os funcionários venham a ter a oportunidade de conviver com pessoas que fazem da arte um caminho de esperança e de qualidade de vida, surge o primeiro Festival Internacional de Circo em Caruaru. Que terá como um dos principais objetivos a diversidade cultural e a troca de experiência. Será mais uma forma de mostrar que a arte não tem fronteiras e que uma escola pode ser construída sem paredes onde cada um pode ser o mestre a medida em que aprende e partilha o seu aprendizado.
Serão convidados artistas e ou grupos que tenham em seus objetivos a visão de fortalecimento e promoção da identidade artístico cultural do outro como agente transformador de sua própria realidade e que partilhem os mesmos ideais do Centro Social São José do Monte. Ou seja: mesma linha de trabalho.
O público do Jornal de Caruaru, leitor de “Cultura e Cidadania” saberá de todos os detalhes da programação. É só nos acompanhar e aguardar mais informações.
OS PREMIADOS DO II LEITURA DRAMATIZADA
MELHOR SONOPLASTIA: RETRATO DE FAMÍLIA
MELHOR ILUMINAÇÃO: QUITÉRIA MARIA DA CONCEIÇÃO
MELHOR MOVIMENTAÇÃO CÊNICA: ROSBERGG ALEXSANDER
MELHOR PLÁSTICA: RETRATO DE FAMÍLIA
MELHOR PESQUISA: QUITÉRIA MARIA DA CONCEIÇÃO
MELHOR EXPERIMENTO: ANJOS DA NOITE
MELHOR LEITOR COADJUVANTE: ELIVALDO SANTOS
MELHOR LEITORA COADJUVANTE: RENATA COSTA
MELHOR LEITOR: ANDRÉ LIMA
MELHOR LEITORA: THEL CARNEIRO
MELHOR LEITURA: RETRATO DE FAMÍLIA
MELHOR FACILITADOR DA LEITURA: RODRIGO MARTINS
O XV FESTEC – FESTIVAL TEATRAL DE ESQUETES DE CARUARU
Acontecerá de 23 a 29 de setembro, este ano o Troféu tem o nome do ator Erton Cabral e o homenageado é o ator e diretor Rhamon Gutiérrez.
FETEAG 2013, INSCRIÇÕES COMEÇAM DOMINGO
O 23º FESTIVAL DE TEATRO DO AGRESTE – FETEAG 2013.
Vai acontecer de 15 a 26 de Outubro de 2013, porém fiquem atentos pois as Inscrições começam neste domingo, 01 até 20 de setembro, na ASSARTIC – Associação dos Artistas de Caruaru. Informações: 081 9456-7123 / 9671-2374 / 9197-4847 falar com Jô Cavalcanti.
NUM DIA COMO HOJE
Morria em 29 de agosto de 1982 Ingrid Bergman tida como “uma mulher que nunca desistiu…” Morreu no dia que comemorava 67 anos de vida. Em sua biografia editada no Brasil com o título de A História de uma Vida – referiu-se com nobreza a tudo que fez, nos deixando um admirável exemplo de coragem, perseverança e amor a vida. Quarenta e cinco filmes, oito peças de teatro, quatro especiais para a televisão. Três Oscar, uma autobiografia.
VAMOS REFLETIR JUNTOS
“É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.” – Madre Tereza de Calcutá. Leia mais>>>
Paulo Nailson é colaborador do Jornal de Caruaru, escreve diariamente a coluna CULTURA E CIDADANIA. Informações para este espaço: paulo_nailson@hotmail.com
Por Jornal de Caruaru

Apagão interrompe expediente e gera prejuízos na indústria e comércio

Às escuras, lojas do centro do Recife foram obrigadas a fechar as portas. Postos de gasolina também ficaram inoperantes e fábricas recorreram aos geradores

28/08/2013 20:01 - Marcílio Albuquerque, do FolhaPE
A interrupção no fornecimento de energia gerou transtornos nos segmentos da indústria e comércio em Pernambuco. Com tudo às escuras, os estabelecimentos foram obrigados a fechar as portas mais cedo, liberando os funcionários e amargando muitos prejuízos. Sem condições de realizar o abastecimento de veículos, os postos de gasolina também foram atingidos com o súbito apagão. O sistema eletrônico das bombas impediu o funcionamento, sendo assim, frentistas ficaram de braços cruzados e aos motoristas só restou esperar.
Hesíodo Góes/Folha de Pernambuco
Lojas da tradicional rua da Concórdia, no bairro de São José, fecharam as portas mais cedo
Na avenida Conde da Boa Vista, principal corredor de compras da Capital, as lojas fechadas criaram um cenário incomum para um dia útil. Apesar de resistirem por algum tempo, os lojistas não tiveram outra escolha e decidiram encerrar. “Mais uma vez fomos surpreendidos por esta situação e ficamos sem qualquer resposta. Os sistemas são todos informatizados e não há como comercializar nenhum produto”, afirmou Daniel Moura, gerente de uma sapataria. Para o agente de segurança Eduardo Silveira, que trabalha há cinco anos em uma conhecida loja de roupas, o problema também representou um risco à segurança. “Com tudo no escuro nos tornamos alvo fácil para os ladrões, é um perigo. Não temos como coibir”, disse.
Nas principais ruas dos bairros da Boa Vista, Santo Antônio e São José, muitos consumidores tiveram que adiar as compras e os empresários contabilizaram as perdas no faturamento. “O período da tarde geralmente representa o pico em nossas vendas e de repente nos vimos com tudo parado. São milhares de reais perdidos”, lamentou Hallyson Leite, representando uma rede de eletrodomésticos que, além do Recife, possui unidades em Fortaleza, Natal e João Pessoa, cidades que também foram atingidas com o blackout.
O País está sofrendo um verdadeiro apagão em infraestrutura.
“Todo o País está sofrendo um verdadeiro apagão em infraestrutura. A falta de investimentos em sistemas energéticos nos leva a situações como esta, gerando danos irreversíveis. As lojas fecharam por volta das 15h e a maioria não retornou à atividade. É lamentável", ressaltou Fred Leal, diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Ele lembra que a temporada de liquidações no Recife, com início nesta quinta-feira (29), pode representar uma oportunidade para reaver o que foi perdido.
    No campo industrial, apenas a unidades equipadas com geradores permaneceram em operação, representando um aumento nos custos operacionais. “Somos muito vulneráveis e uma geração de energia sem qualidade, quantidade e estabilidade. A primeira recomendação às empresas é acionar as distribuidoras", afirmou Ricardo Essinger, vice-presidente da Federação das Indústrias no Estado de Pernambuco (Fiepe).
    fonte folha pe

    quarta-feira, 28 de agosto de 2013

    Vem aí: 20ª Romaria do Frei Damião – 2013

    .
    .
    A Paroquia da cidade de São Joaquim do Monte – PE , realizará de 29 de agosto a 01 de setembro do corrente ano, a 20ª Romaria do Frei Damião.
    Frei DamiãoEstamos preparados para receber cerca de 400 mil romeiros, a cidade esta preparada para dar o maior conforto e atender as demandas, iremos disponibilizar 100 banheiros químicos divididos nos dois polos de animação.
    Polo Cultural com Praça de Alimentação. ( Palco Cultural)
    Polo Religioso(Palco Principal).
    Vamos ter shows dos artistas regionais no Palco Cultural
    Valdinho Valença, Cezinha e Banda, e Geraldinho Lins

    A Programação completa você confere clicando AQUI.
    Por Jornal de Caruaru

    Mais de duas mil crianças caruaruenses já foram vacinadas

    .
    .
    A Campanha de Multivacinação segue até sexta-feira, 30
    vacinação
    A Secretaria de Saúde de Caruaru divulgou nesta quarta-feira (28) números parciais de crianças que já atualizaram suas cadernetas de vacinação. Até o momento, passaram pelos postos de saúde mais de cinco mil crianças. Dessas, 2.742 precisaram tomar vacinas, as demais estavam com as cadernetas em dia.
    A campanha segue até a próxima sexta, 30, e não haverá prorrogação. Cinquenta e dois pontos de vacinação estão disponíveis para a população infantil, das 8h às 17h, sendo 42 PSFs, nove centros de saúde e a sala de vacinação da Policlínica do Vassoural.
    As vacinas disponíveis são Pólio, BCG, Hepatite, Penta Valente, Tríplice Viral, DTP, Meningite C, Pneumonia-10 e Rota Vírus.
    De acordo com Sandra Carvalho, Coordenadora do Programa Nacional de Imunização pelo município, os pais e responsáveis devem procurar os postos de vacinação portando o Cartão de Vacina, que informa como está a situação vacinal da criança. A campanha tem como público-alvo as crianças menores de cinco anos de idade.
    Por Jornal de Caruaru

    Tribunal de Justiça de Pernambuco “manda sequestrar” dinheiro da Prefeitura de Caruaru

    .
    .
    Há cerca de duas semanas, a Prefeitura de Caruaru teve suas contas bloqueadas pelo não pagamento de precatórios – vencidos em janeiro deste ano. A determinação de sequestro, na ordem de R$ 2.730.881,01, foi do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jovaldo Nunes.
    prefeitura de caruaru
    Do Blog do Wagner Gil
    Para resolver o problema, o dinheiro será resgatado da parcela que a cidade tem direito no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e repassado aos credores já a partir da próxima semana.
    O blog teve acesso às informações na última segunda-feira (26), mas, atendendo a pedido da prefeitura, que ainda tentava um acordo por meio da Procuradoria Municipal, as informações só foram liberadas no final da tarde de ontem. Segundo o secretário da Fazenda, Carlos Veras, o bloqueio já era esperado. “Geralmente nos casos de precatórios, a prefeitura tenta acordo até o limite máximo”, explicou.
    Indagado se os débitos teriam chegado à Secretaria da Fazenda no início deste ano e a prefeitura não havia pago por falta de verbas no caixa, ele negou. “Isso não ocorreu. A prefeitura passou por dificuldades como todas as outras, mas estamos em dia com a maioria dos nossos fornecedores e demais débitos”, esclareceu o secretário. “Inclusive, este mês o repasse do duodécimo da Câmara já ocorreu”.
    Sobre uma possível interferência no pagamento da folha dos servidores municipais, ele afirmou que, “de certa forma”, a cidade tem um momento privilegiado. “Apesar da crise que tem assolado algumas prefeituras com a queda no repasse do FPM, nossas contas estão em dia. Vamos pagar a folha da forma que estava programada e ainda o Pasep”, informou Carlos Veras.
    Por Jornal de Caruaru

    “Os apagões são resultado do descaso do Governo Dilma com o setor de energia”, critica o deputado Mendonça Filho

    .
    .
    O deputado Mendonça Filho disse que o apagão que atingiu todos os Estados do Nordeste do País, hoje, à tarde, é resultado do descaso do Governo Dilma com a infraestrutura energética no País.
    Mendonça Filho apresenta Moção de Repúdio contra a decisão do presidente da Bolívia de legalizar carros roubados
    “Há algum tempo venho alertando para esse fato e, principalmente, para o esvaziamento econômico e tecnológico da Chesf, mas o Governo insiste em manter essa antipolítica no setor”, afirmou Mendonça, ressaltando o quadro energético precário com o preço da gasolina defasado em 30% e a Petrobrás acumulando prejuízo mensal de R$ 900 milhões, o que dá um déficit anual de R$ 10 bilhões.
    No ano passado, Mendonça filho pediu informações ao Governo sobre apagões como o que afetou Estados do Norte, Nordeste e parte do Centro Oeste. Pediu, também audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara com a Operadora Nacional do Sistema Elétrico, representantes do Ministério das Minas e Energia, da Aneel e Eletrobrás para discutir a autonomia das empresas do setor elétrico como a Chesf.
    Na audiência, o então ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, reiterou que a renovação das concessões para o setor elétrico obedecerá a regra única – desconsiderando especificidades como a Usina de Xingó – e que as empresas teriam que passar por um processo de enxugamento de custos para se adequarem as exigências do Governo. “O resultado dessa política equivocada do Governo no setor elétrico é a repetição dos apagões, que já viraram rotina no País”, afirmou.
    Por Jornal de Caruaru

    terça-feira, 27 de agosto de 2013

    Ousadia e risco

    Torcedores do Sport se mobilizam para comprar ingressos destinados ao Náutico

    Rubro-negros estão empolgados e os 2 mil ingressos destinados aos Leão esgotaram rapidamente para o Clássico dos Clássicos na Arena PE

    Emanuel Leite Jr. - Especial para o Diario

    Publicação:

    27/08/2013 08:43
      

    Atualização:

    27/08/2013 09:03
    Paulo Paiva/DP/D.A Press
    No último domingo, torcedores do Corinthians e do Vasco que estavam nos mesmos setores do Mané Garrincha, em Brasília, protagonizaram as primeiras cenas de violência no interior de um das arenas construídas no país para a Copa do Mundo. Impossível não ver o episódio como um sinal de alerta ao que pode acontecer amanhã, na Arena Pernambuco, no clássico entre Náutico e Sport, pela Sul-Americana. Isso porque, após terem os seus dois mil ingressos esgotados em poucas horas, torcedores rubro-negros se mobilizaram nas redes sociais para adquirirem os bilhetes destinados aos alvirrubros. A atitude não é ilegal, afinal nada impede alguém de adquirir entradas para um jogo de futebol. Mas é temerária.

    Por enquanto, a mobilização não saiu das redes sociais. Segundo o consórcio que administra a Arena Pernambuco, até as 17h de ontem, apenas 1.500 ingressos destinados à torcida do Náutico haviam sido adquiridos. Pelo que foi determinado, os torcedores leoninos ficarão concentrados apenas no setor norte superior do estádio, além de uma área vip e de 15 camarotes. De acordo com o consórcio e a Polícia Militar, os rubro-negros que não estiverem nesses locais correm o risco de serem retirados do estádio.

    "Haverá uma fiscalização na entrada da Arena, feita pela Polícia Militar, que não vai permitir que pessoas identificadas como de um time entrem em um setor destinado ao outro. Não temos como barrar a entrada do torcedor que não esteja uniformizado. A avaliação se a conduta dele colocará em risco ou não a segurança do evento será feita pela polícia, que ser for o caso, pode retirá-lo do estádio", afirmou o presidente do Consórcio Arena Pernambuco, Sinval Andrade, que adiantou ainda que não será possível a relocação dos torcedores para outros setores da Arena. "Isso está fora de cogitação", garantiu.

    Polícia
    Por sua vez, o coronel Gilmar de Araújo Oliveira, gestor de controle operacional da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), afirmou que haverá um cuidado especial com o interior do estádio. No entanto, ele afirmou desconhecer a possibilidade de torcedores do Sport adquirirem ingressos para setores destinado aos alvirrubros. "Para mim é novidade", afirmou.
    "A torcida do Sport não vai se misturar com a do Náutico. A postura da polícia será de não permitir isso. O policiamento não estará lá disponível para atender as conveniências de grupos que comprarão ingressos do lado do Náutico. Quem for para a torcida do Náutico, será por sua conta e risco", afirmou.

    A segurança

    700
    será o efetivo da Polícia Militar

    305
    policiais do Batalhão de Choque na área interna

    300
    vigilantes da área interna da Arena

    120
    orientadores
    diario de pernambuco

    NATAÇÃO

    Promessa para os Jogos Olímpicos do Rio-2016, Majda Chebaraka deixa o Brasil

    A atleta, de 13 anos, treinava em Brasília, onde conquistou quatro recordes juvenis. Apesar dos bons resultados, não conseguiu patrocínio

    Braitner Moreira - Correio Braziliense

    Publicação:

    27/08/2013 11:43
      

    Atualização:

    27/08/2013 11:48
    Daniel Ferreira/CB/D.A Press
    Majda Chebaraka resolveu aceitar o convite da Argélia para que defenda o país africano

    O Brasil perde, hoje, uma das principais promessas de medalha das próximas edições dos Jogos Olímpicos. Ao meio-dia, Majda Chebaraka, 13 anos, embarca de volta para a Argélia, depois de morar em Brasília por quatro anos. Estudando e treinando na capital do país, a atleta estabeleceu quatro recordes juvenis e se transformou no nome de mais destaque da geração anos 2000.

    Sem apoio financeiro nem logístico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a pequena sai com a promessa — feita pelo ministro do Esporte argelino, em visita a Brasília para conhecê-la — de um programa específico de treinamentos para que defenda a Seleção do norte africano.

    Sem querer
    Majda deixa o Brasil na esteira do encerramento da missão diplomática do pai no país. “Saio com um apertozinho no coração”, lamentou a tímida garota, ontem à tarde. O último treinamento à beira do Lago Paranoá ocorreu no clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), mais uma vez sob o comando do professor Hugo Lobo, treinador da Seleção Brasileira entre 1996 e 2007. Nessa sessão derradeira, a touca verde-amarela que ela gostava de vestir ficou de lado. “Já deixei embalada para levar comigo”, contou.

    O acessório que Majda pretendia utilizar quando fosse convocada para a Seleção Brasileira de natação está guardado em uma das 17 malas que a família Chebaraka vai despachar. O retorno à Argélia vai durar 28 horas, tempo dividido entre o avião e o aeroporto. Mas um possível retorno está na cabeça da menina. A meta é voltar ao país para disputar as Olimpíadas do Rio, em 2016: “É só treinar, treinar, treinar. Eu amo isso aqui, não vou conseguir esperar a hora de pular na água outra vez”.

    Daniel Ferreira/CB/D.A Press
    A promessa é de que ela terá um programa específico de treinamentos
    À francesa

    Mesmo focando no treinamento de base nestes primeiros anos de carreira, Majda coleciona boas marcas. Ela detém os recordes juvenis nacionais em quatro provas: 100m, 200m, 400m e 800m livre, contra adversárias mais velhas. “A Majda poderia ter sido a maior promessa brasileira da natação feminina nas Olimpíadas do Rio”, apontou Hugo Lobo, responsável por descobrir a menina.

    “É de se lamentar que o Brasil não tenha interesse no talento juvenil. Só mesmo depois de conseguir medalhas é que há apoio”, lamentou Lobo. O Brasil jamais conquistou uma medalha olímpica na natação feminina. Mesmo com os resultados de Majda, ela não conseguiu nenhum patrocínio enquanto nadou em Brasília. Todos os custos de treinamentos e competições eram arcados pela família.

    De volta a Argel, a garota ficará de férias até 2 de setembro, quando seguirá para o Collège Camille Claudel, em Montpellier, no sul da França. Passará a morar na cidade, a duas horas de viagem da Argélia. Também vai treinar por ali: a escola forma atletas, e se interessou por Majda quando ela venceu todas as provas que disputou no Campeonato Francês infantil, no ano passado.
    diario de pernambuco
    Vicente André Gomes »Presidente da Câmara do Recife quer mais segurança e defende "Passe Livre profundo"

    Publicação: 27/08/2013 11:17 Atualização: 27/08/2013 11:38

    Vicente André Gomes afirma que medidas de seguranças da Câmara são semelhantes às do Congresso Nacional. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press (Nando Chiappetta/DP/D.A Press)
    Vicente André Gomes afirma que medidas de seguranças da Câmara são semelhantes às do Congresso Nacional. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
    A restrição do acesso da população à Câmara de Vereadores do Recife é um assunto que o presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), considera como um caso de segurança do patrimônio público, dos cidadãos e dos próprios legisladores. Em entrevista nesta manhã à uma rádio local, o socialista repercutiu a matéria “Acesso restrito na Casa do Povo”, publicada na edição desta terça-feira (27) do Diario de Pernambuco. "As empresas privadas também fazem restrições do público", defendeu, comparando o acesso de pessoas a um jornal recifense a um prédio público.

    O presidente da Câmara também falou que as novas normas de acesso são fruto de uma “tendência nacional”. Ele citou o caso do Congresso Nacional, que já adota as restrições que estão sendo implantadas na Casa José Mariano. Lembrando que, a partir de agora, qualquer pessoa que queira entrar no Legislativo municipal precisa apresentar o documento de identificação na portaria, dizer o gabinete ao qual deseja se dirigir e aguardar a chegada de um assessor para acompanhá-lo.
     
    O curioso é que a medida surgiu logo após os protestos que invadiram o país no mês de junho. Com as novas exigências, as sessões plenárias tendem a ficar esvaziadas. É que para acompanhar as sessões nas galerias, o cidadão terá que dizer a finalidade e ser convincente em seus argumentos. Caso contrário, será barrado. As medidas adotadas pelo Congresso não surtiram “efeitos de segurança” desejados. Até porque, durante as manifestações, a sede do legislativo nacional foi ocupada.
    Defesa do Passe Livre
    Depois de enterrar a possível Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público, o presidente da Câmara disse que defendia o “Passe Livre profundo”. Vicente André Gomes destacou que a discussão é muito mais ampla. “Teremos uma reunião com estudantes sobre a questão do Passe Livre. Já a CPI não foi criada por falta de provas e assinaturas”, disse, lembrando que se houvesse alguma denúncia comprovada a respeito das empresas de ônibus, a mesma seria investigada.
    “Eu até defendo no estado. Na Câmara não cabe. É um problema do estado. Um estudante que mora em Olinda, por exemplo, e estuda no Recife, ele vai ter que descer do ônibus em Olinda e pegar outro de graça no Recife? É uma questão do Consórcio Metropolitano. Eu defendo o Passe Livre no sentido mais profundo”, defendeu. Segundo ele, ao ter o direito de não pagar passagens de ônibus, os custos da gratuidade poderiam ser refletidos em aumentos de outros impostos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
    diario de pernambuco