Páginas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cidadão Repórter »População pede melhorias na malha ferroviária existenteEm época de discussões sobre transportes em trilhos, população pede melhorias na rede do Recife. Especialista avalia cuidados a serem tomados

Publicação: 12/07/2013 15:32 Atualização: 12/07/2013 15:50

Foto: Jailson da Paz/Esp.DP/D.A Press
Foto: Jailson da Paz/Esp.DP/D.A Press
Transporte sobre trilhos em foco. Desde que a União informou a disponibilidade de R$50 bilhões para investimento em transportes de massa, com foco no modal ferroviário, prefeituras e governos têm tentado adequar seus projetos de mobilidade urbana para serem contemplados pela verba. Em Pernambuco, o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife anunciaram pedidos para a capital e o interior, que juntos totalizam até R$6,4 bilhões. A construção do metrô ou monotrilho na Avenida Norte substitui o possível corredor de Bus Rapid Transit (BRT), antes previsto para a área.

A possibilidade de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas regiões sul e central da capital somaria cerca de 18km de malha ferroviária na cidade. Atualmente, o metrô do Recife possui apenas duas linhas, Centro e Sul, com extensão de 39,5km, enquanto o sistema de trem diesel totaliza 31,5km. Apesar de reconhecidos bens para a mobilidade, a malha apresenta problemas. Quem depende dos trens demonstra interesse na ampliação das linhas, mas também pede melhorias no sistema atual. O tópico de transportes do Cidadão repórter, fórum de jornalismo colaborativo do Pernanambuco.com, reúne várias reclamações dos usuários do serviço.

Todos os dias, a vendedora Juliana dos Santos utiliza o metrô para ir da estação Camaragibe até Joana Bezerra, entre as seis e as sete horas da manhã. “É muita, muita gente. Sete horas da manhã já tá tudo cheio, tudo lotado”. Apesar de Camaragibe ser a primeira estação da linha Centro 1 em direção à cidade, o vazio dos vagões ao chegar não é suficiente para proporcionar conforto aos passageiros. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Camaragibe apresenta o terceiro maior fluxo na entrada e saída de passageiros. Fica atrás apenas da estação Joana Bezerra e Recife. Nos horários de pico trafegam, diariamente, 26,7 mil passageiros na linha centro, 8,7 mil passageiros na linha sul e 560 no trem diesel. “Tem vezes que chega o metrô e tem tanta gente na estação que não dá pra entrar todo mundo. Aí tem que esperar o próximo metrô chegar, mas nesse tempo a estação já lotou de novo....”. conta. 

Para Juliana, a disputa pelo espaço é o grande incômodo ao utilizar o modal. “Já vi gente caindo no vagão na hora de entrar, por causa de pessoas empurrando pra tentar conseguir uma cadeira”. Apesar disso, a dificuldade encontrada nestes horários não afastam Juliana do metrô, que tem como vantagem a rapidez. “Para fazer o mesmo caminho de ônibus, preciso ir pela Avenida Caxangá, que fica muito congestionada nestes horários. Demora muito e não vale a pena”. 

Para as questões de segurança, Arthur Cabral, estudante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também pede melhorias. Ele utiliza VLT, metrô e ônibus diariamente para se deslocar de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, para a Cidade Universitária, zona oeste do Recife. “Acontecem assaltos e tentativas de assaltos em trens e estações de metrô de nossa cidade. Os usuários da linha Cajueiro Seco/Curado se sentem bastante inseguros”, conta. Arthur foi vítima de um assalto a mão armada dentro de um vagão do VLT, durante o mês de junho (25). “Os quatro assaltantes embarcaram na estação Curado, como passageiros comuns. Após a saída do trem, eles renderam os dois seguranças presentes. Fizeram ameaças contra todos os passageiros e percorreram a locomotiva recolhendo pertences, como dinheiro, celulares e bolsas. Depois, rendido com uma arma na cabeça, um segurança foi obrigado a se direcionar até o maquinista para que ele parasse o trem, num lugar escuro e cheio de vegetação”.

Arthur, que teve celular e relógio levados, explica que os passageiros não reagiram e que os pertences dos funcionários também foram roubados. O grupo fugiu após a parada do trem, que demorou para voltar a seguir seu caminho. “Foram minutos de pânico entre as pessoas presentes”. Depois do ocorrido, o estudante desceu na estação Marcos Freire, onde ligou para o 190 de um telefone público. Informado que não seria possível a presença de efetivo no local, Arthur foi para casa e fez um Boletim de Ocorrência (BO) online. “Algumas locomotivas tiveram câmeras de vídeo instaladas, mas isso não é suficiente. Meu desejo é que as autoridades da nossa cidade tomem providências em benefício da população”. 

Reflexões
Professor da UFPE, o engenheiro Fernando Jordão explica que os investimentos na expansão da malha ferroviária devem ser bem planejados. “Antes da construção de novas linhas, é necessário pesquisa, estudos, planejamento. É extremamente positivo que os gestores consigam enxergar o transporte além do ônibus, mas é preciso a percepção que o planejamento não pode ser dispensado”. Ele cita relatórios sobre a dinâmica econômica e os deslocamentos da população como indispensáveis. “Onde a população mora, para onde a população vai, onde está o comércio, tudo isso é importante para a implantação do sistema de transporte". 

Fernando ressalta também que o sistema de mobilidade das cidades devem ser pensado como um todo. “Ninguém deve pensar no transporte de forma isolada. Para planejar uma cidade é preciso contemplar todos os modais, os motorizados, a bicicleta, os pedestres. O deslocamento a pé é indispensável no transporte público, já que as pessoas vão para o ponto de ônibus e para as estações de metrô caminhando. Por muito tempo estes deslocamentos foram desconsiderados, mas é preciso que a mobilidade e a acessibilidade sejam pensados em conjunto”.
fonte diario de pernambuco

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Clima »Apac prevê continuação das chuvas até esta sexta

Publicação: 11/07/2013 20:48 Atualização: 11/07/2013 20:56

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) já emitiu alerta meteorológico informando que as chuvas devem continuar até esta sexta-feira (12). Em pontos específicos do Recife, a precipitação pode superar os 30 mm. De acordo com o pluviômetro instalado na base da Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife (Secon), no bairro de Santo Amaro, até às 18h desta quinta (11), choveu 39,7 mm na capital pernambucana, mas não foram registradas ocorrências de destaque.

Nesta quinta, a Marinha do Brasil também emitiu um aviso de alerta para a Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife devido a uma ressaca com elevação dos níveis da maré em até 2,5 metros. O pico foi às 17h55.

Para evitar transtornos, a Secon realizou vistorias de monitoramento em bairros como Córrego do Jenipapo, Alto do Eucalipto, Ibura, Jardim Teresópolis, Bomba do Hemetério, entre outros. Também foram colocadas lonas plásticas em pontos de risco no Alto da Bela Vista, Jordão Baixo e outros. 

Em caso de chuva intensa, a Defesa Civil orienta os moradores de áreas de risco a procurar um local seguro e entrar em contato através do número 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a central de atendimento funciona 24h.
fonte diario de pernambuco